curtas crec


pcrc & crec lançam projeto curtas crec

Projeto tem apoio do CNC e do MINC

Redação PEC
Qua 01 de Feb, 2006 18:33

List all articles of this same topic

Promover a difusão de curtas e médias metragens através da realização de sessões semanais que serão transformadas em um programa de TV a ser exibido, também semanalmente, pela TV Comunitária Cidade Livre. Este é o principal objetivo do Projeto CURTAS CREC que terá início na próxima segunda-feira (06/fev), a partir das 20h00, no Ponto de Cultura Rio Claro.
Segundo o Presidente do Centro Rioclarense de Estudos Cinematográficos (CREC) e coordenador do Ponto de Cultura Rio Claro, João Baptista Pimentel Neto “a idéia é multiplicar o número de espectadores atingidos pela realização das sessões do cineclube, através da produção de um programa de TV que será exibido dentro da grade de programação da TV comunitária local”. “O programa deverá ter inicialmente a duração de cerca de 53 minutos e além da exibição dos filmes, veiculará as opiniões colhidas entre as pessoas presentes às sessões. O programa servirá ainda para divulgar todas as atividades do Cineclube e do Ponto de Cultura Rio Claro, bem como notícias diversas sobre o setor audiovisual. Finalizando, Pimentel informou que na próxima segunda-feira será realizada a primeira sessão e as gravações para o primeiro programa, que deverá ir ao ar ainda neste mês.

Organizada pelo CREC- Centro Rioclarense de Estudos Cinematográficos em parceria com a TV Comunitária Cidade Livre, o projeto CURTAS CREC é promovido pelo Ponto de Cultura Rio Claro cujas atividades são desenvolvidas sob coordenação do Centro de Voluntariado de Rio Claro e conta com o apoio do CNC – Conselho Nacional de Cineclubes.

Veja a programação para o mês de Fevereiro:

Projeto CURTAS CREC
link=

Mostra de Curtas do I Festival de Macapá de Cinema e Vídeo

Segunda-Feira – Dia 6/02 – 20h00

Radiola

Gênero: Experimental
Direção: Geíson Castro
Duração: 4 minutos
Sinopse: As inquietações do espírito humano, expressas através de uma incessante busca bela sintonia certa, pela canção perfeita em meio a imagens aparentemente desconexas que querem expressar nada mais que a frustração de estar no mundo sem poder compreendê-lo ou modificá-lo.

Deu no Jornal

Gênero: Animação
Direção: Yanko Del Pino, RJ
Duração: 3 minutos
Sinopse: Um cara solitário e seu jornal.

Sexo com Objetos Inanimados

Gênero: Ficção Ano: 2004 Duração: 17min Cor: Colorido
Direção: Érico Campos Rassi
Duração: 17 minutos
Sinopse: Você pega meio quilo, de fígado cru e põe dentro de um copo americano, coloca um ovo pra dar liga e já era.

Meu Nome é Paulo Leminski

Gênero: Experimental
Direção: Cezar Migliorin
Duração: 5 min – 2004
Sinopse: Embate entre e filho em torno de poesia de Paulo Leminski

Roque Pereira: Mobiliário Eco-sustentável

Gênero: Documentário
Direção: Kim Ir Sen
Duração: 12 minutos
Sinopse: O documentário mostra o trabalho de um artesão, recentemente contratado pela Prefeitura de Goiânia para coordenar a construção de mesas e bancos que estão sendo instalados no Parque Areião, todos com restos de árvores encontradas nos parques da cidade.

Miragem

Gênero: Experimental
Direção: Gustavo Arantes
Duração: 19’50 minutos
Sinopse: A partir de quando admiração passa a ser inveja? Ate aonde o desejo de ser o outro pode levar alguém? Duas bailarinas estão prestes a iniciar sua apresentação ao público. Entre elas, um jogo de opressão submissão, aproximação e distancimento que pode indicar algumas possíves regras.

Mostra de Curtas do Festival de Santa Maria

Segunda-Feira – Dia 13/02 – 20h00

Desirella

Gênero: Animação
Duração: 11 minutos
Direção: Carlos Eduardo Nogueira
Sinopse: Vivendo num conto de fadas, a velha Desirella obtém um par de sapatos mágicos que a torna jovem, numa desesperada tentativa de transcendência.

Que Letra é Essa?

Gênero: Documentário
Duração: 24 minutos
Direção: Pedro Rocha
Sinopse: O menino Patrick é condenado pelos “vermes” no organismo e pelo sistema educacional brasileiro.

Vestígio

Gênero: Documentário
Direçao: Karla Holanda Fortaleza, CE
Sinopse: Lirete, 67 Anos Zuza, 84anos. Das experiências acumuladas de suas vidas, fazem um ensaio sobre a universidalidade dos sentimentos.

O corredor

Gênero: Ficção
Direção: Loly Menezes e Jano Moskorz Florianópolis, SC
Sinopse: Em um hotel decadente, nos anos oitenta, o assassinato de um escritor muda a rotina dos moradores.

Mostra de Curtas do Festival Guarnicê, São Luís

Segunda-Feira – Dia 20/02 – 20h00

Intimidade

Gênero: Ficção
Direção: Camila Gonzatto
Duração: 12 minutos

Sinopse: Uma discussão por causa de uma escova de dentes. Situação aparentemente banal, que acaba revelando os problemas de relacionamento de um jovem casal, que esta se adaptando à convivência diária.

Papá

Gênero: Ficção
Direção: Guilherme Campos e Santiago Dellap
Duração: 19 minutos
Sinopse:Papá é uma comédia de costumes que retrata o cotidiano da fama e da ascensão social na Brasília dos dias de hoje. O personagem-título é um prestigiado relações públicas que se vê envolvido nos problemas de seus clientes famosos: o político que tenta contornar uma CPI, o ator que quer desmentir um boato infame, e outras coisas do gênero. Articulador como ele só, Papá promove uma festa na qual pretende consertar a imagem de todos os seus clientes. Mas ele nunca imaginou que as coisas pudessem fugir ao seu controle. E a única certeza que irá restar é de que, nos bastidores, nada é o que parece.

A Morte do Rei de Barro

Gênero: Animação
Direção: Plínio Uchoa e Marcos Buccini
Duração: 4’10 minutos
Sinopse: Todo efeito com fotos digitais, a animação “A Morte do Rei de Barro” utiliza um dos principais símbolos da cultura nordestina, os bonecos de barro, animados com a técnica de stop-motion, para contar a história de uma luta entre dois bandos rivais de cangaceiros.

O Corneteiro Lopes

Gênero: Ficção
Direção: Lazaro Faria
Duração: 20 minutos
Sinopse: O Corneteiro Lopes é uma história de amor e coragem. A cidade de Salvador está sitiada pelas tropas brasileiras, contudo, perdem a força no decorrer das batalhas. O português Luiz Lopes, ao lado do exército brasileiro, contrariando as ordens do general Labatut, muda a sorte da batalha de Pirajá.Por desespero, por excesso de coragem e pelo amor de uma escrava casada com um companheiro de trincheira que quer matá-lo, Lopes desafia a morte, a autoridade e o destino: com o simples toque de “avançar cavalaria degolando”, assusta o exército português que, acreditando que os brasileiros receberam reforços, decidem bater em retirada, perdendo armas, munições e a batalha.

Noturno

Gênero: Ficção
Direção: Daniel Salaroli
Duração: 7 minutos
Sinopse: Num quarto escuro, seres fantásticos surgem como espectros de um cinema antigo.



Projeto CURTAS CREC


Ponto de Cultura Rio Claro (external link)
Avenida Visconde do Rio Claro, 290
Rio Claro – São Paulo – phone (19) 3534-9444 – email pcrc@utopia.com.br

Promoção:
Ponto de Cultura Rio Claro
Uma parceria Centro de Voluntariado de Rio Claro, Centro Rioclarense de Estudos Cinematográficos, TV Comunitária Cidade Livre.

Apoio:
CNC – Conselho nacional de Cineclubes.

Apoio Institucional:
Ministério da Cultura.
Secretaria de Programas e Projetos Especiais.
Programa Cultura Viva.

Quer exibir seu curta?

Então, seja um parceiro do CURTAS CREC

Por: Redação PEC em: Qui 02 de Mar, 2006 15:19 PST (1097 Leituras)

Editar Imprimir Remover
List all articles of this same topic

Promover o fortalecimento do cineclubismo e a ampliação de públicos para a produção audiovisual brasileira e latino-americana: estes são os objetivos do Projeto CURTAS CREC, que está sendo realizado em Rio Claro (SP) pelo Centro Rio-clarense de Estudos Cinematográficos (CREC), em parceria com a TV Comunitária Cidade Livre e com o Centro de Voluntariado de Rio Claro, dentro das atividades promovidas pelo Ponto de Cultura Rio Claro. O Projeto conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC).
Ancorado na realização de sessões cineclubistas semanais com programação exclusivamente voltada à exibição de curtas e médias-metragens, documentários, animações, vídeos e outras produções digitais dos Pontos de Cultura espalhados por todo o território nacional, o Projeto CURTAS CREC objetiva, ainda, a multiplicação do público atingido por meio da produção e da veiculação de um programa televisado que será exibido dentro da grade de programação da TV comunitária local.

Segundo João Baptista Pimentel Neto, presidente do CREC e coordenador do Ponto de Cultura Rio Claro, “o cineclube do Ponto de Cultura funciona atualmente num espaço com capacidade para apenas 50 pessoas. Já a TV Comunitária tem hoje um potencial de 20 mil espectadores. Assim, apenas transformando as sessões num programa televisado, criamos a possibilidade de multiplicar nosso público de maneira exponencial”.

Ainda segundo Pimentel, o programa será semanal e deverá ter uma hora de duração. Em sua versão televisada, além de apresentar os filmes exibidos nas sessões cineclubistas, o CURTAS CREC veiculará as opiniões colhidas durante os debates realizados após as exibições, divulgará notícias diversas sobre o setor audiovisual e as atividades do próprio cineclube, do Ponto de Cultura Rio Claro e do Programa Cultura Viva.

As sessões já vêm sendo realizadas desde o início de fevereiro, e o primeiro programa deverá ir ao ar ainda este mês. Hoje, o acervo disponível para exibição e veiculação é suficiente para manutenção do Projeto por aproximadamente 90 dias. Assim, o CREC está incrementando ações voltadas à captação de novas produções, para ampliar esse acervo.

“Ampliar nosso acervo, visando dar sustentabilidade ao Projeto, é nosso maior desafio no momento, já que não dispomos de recursos financeiros para remunerar, mesmo que simbolicamente, os realizadores e produtores das produções, como seria desejável. E, neste sentido, temos tentado viabilizar patrocínios públicos e privados. Felizmente, porém, recebemos o o apoio e a compreensão de muitos realizadores e produtores que acreditam na importância e até mesmo na viabilidade econômica do Projeto e que, por isso, estão disponibilizando suas obras de maneira voluntária e gratuita, para que possamos consolidar a idéia”.

Desde seu lançamento, o CURTAS CREC já captou cerca de 40 títulos que, além de serem utilizados no Projeto, estão sendo incorporados ao acervo do Conselho Nacional de Cineclubes e estão à disposição de todos os cineclubes do Brasil, para exibições de caráter cultural.

Se você tem uma produção e gostaria de vê-la exibida no CURTAS CREC, mande um e-mail para pimentel@utopia.com.brou faça contato telefônico.

Serviço:

Projeto CURTAS CREC

Ponto de Cultura Rio Claro
Avenida Visconde do Rio Claro, 290
Rio Claro – São Paulo
(019) 3534-9444 / (019) 9636-1479
pcrc@utopia.com.br
www.pcrc.utopia.com.br (external link)

Promoção:
Ponto de Cultura Rio Claro
Uma parceria Centro de Voluntariado de Rio Claro, Centro Rio-clarense
de Estudos Cinematográficos, TV Comunitária Cidade Livre.

Apoio:
Conselho nacional de Cineclubes (CNC)

Apoio Institucional:
Ministério da Cultura
Secretaria de Programas e Projetos Especiais
Programa Cultura Viva

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s