I Festival Luz de Cinema Latino-Americano


Logo Festival Luz de Cinema_mBuscando servir como vitrine para realizadores de audiovisuais, bem como incentivar aqueles que têm vontade de produzir, a Escola de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com a Associação de Vídeo e Cinema do Paraná (AVECPR), realizará em Curitiba o I Festival Luz de Cinema Latino-Americano. O evento, que acontecerá de 20 a 24 de outubro, tem apoio da FTD Digital Arena (local do evento, no campus da PUCPR) e da Red Inav, rede ibero-americana de narrativas audiovisuais.

Procurado pela Avecpr para realizar um evento em parceria, o curso de Jornalismo da PUCPR, tem tradição na produção de audiovisual. “Unimos aquilo que fazemos bem à possibilidade de realizarmos um grande evento com mostras paralelas, competição e inclusão de materiais produzidos para o formato full dome”, explica o coordenador do curso de Jornalismo da PUCPR, Julius Nunes.

O festival será composto por quatro mostras de filmes em curtas-metragem, duas delas competitivas: Mostra Livre – aberta a filmes de realizadores,  atuantes no mercado ou não, cuja produção tenha sido realizada fora do âmbito acadêmico, em qualquer país da América Latina; Mostra Universitária – aberta para filmes realizados por alunos de cursos universitários, de qualquer país da América Latina.
As mostras não competitivas serão: Mostra AVEC – aberta apenas a realizadores paranaenses, convidados pela entidade do audiovisual no estado; II VideMusi – também com artistas convidados e composta por audiovisuais que unem música e tecnologia, para exibição no formato full dome.  Conheça o site do festival em http://www.festivalluzdecinema.com.br

Além disso, o festival contará com eventos paralelos, como exposições, oficinas, palestras e debates, que prometem adicionar positivamente à área audiovisual do Paraná. “Temos uma grande produção e precisamos criar meios de mostrar o que é produzido aqui, de divulgar os nossos talentos, formar público e novos produtores”, comenta Nunes.

Tecnologia digital

O diferencial do evento é a sua realização na FTD Digital Arena, primeiro espaço digital com tecnologia 4D Full Dome da América Latina. O local ocupa uma área de 980 metros quadrados, possui uma cúpula de 14 metros de diâmetro e sete metros de altura. A estrutura é formada por uma tela em formato semiesférico, que possibilita a projeção em 180 e 360 graus, permitindo que o espectador tenha uma visão completa e imersiva do filme.

“Alguns filmes estão sendo totalmente pensados para o espaço, utilizando a cúpula do local, como é o caso do II VideMusi; outros serão convertidos para que possam ser assistidos no formato tradicional, wide screen”, explica o coordenador. A mostra livre, por exemplo, será em wide screen. A mostra universitária, por sua vez, está programada para o hall do fulldome.

A expectativa do evento é atrair o público curitibano e poder mostrar filmes representantes de diversos lugares da América Latina. “Será muito bacana recebermos cineastas, produtores de audiovisual e ter estudantes de diferentes países circulando pelo evento. Queremos que o Festival Luz de Cinema Latino-Americano entre no calendário oficial dos eventos de cinema do Brasil”, finaliza Nunes.

contato: festival.luzdecinema@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s