Boca do Lixo, Cineclubismo, Cinema e Seus Personagens


Marcos Madalena*

"Raf" de Marcos Madalena.

“Raf” de Marcos Madalena.

Em Homenagem ao Carlão. (Reichenbach)

Em meados dos anos 80 fui participar de um projeto, levei minha prancheta, meus pincéis, lápis, canetas, cuspes,…Era o projeto do Cineclube Oscarito, eu criaria a logo e a identidade visual. Tudo em uma sala lá na Rua do Triunfo, na Boca do Lixo, na esquina, na Rua Vitória ficava a Embrafilme, todas as distribuidoras de filmes ficavam ali. Os filmes chegavam por trem, por isto esta concentração do cinema naquele lugar.

Eu ia trabalhar de trem e, na maioria das vezes, voltava da mesma forma.

Meus amigos, Otavio TafnerJoão Claudio de SenaJoão Baptista Pimentel NetoFelipe MacedoEduardo DinizCarlos SeabraCacá MendesAndre SturmSerge Roizman,…entre outros e tantos, lembram bem daquele período.

Na “BOCA” onde é hoje a cracolândia, existiam drogas, prostituição e todos os policiais, civis e militares.

Mas tinha um ar boêmio, romântico até…

E os seus personagens que iam de uma mente genial como a de Carlos Reichenbach até sucateiros tão gentis, que parecia não haver distância nenhuma. Todos desfilavam juntos e tomavam cafés e drinks, uma certa harmonia que sociólogo, poeta, político, ou qualquer um pudesse explicar.

O desenho acima é um “raf”, que fiz – Na época e olhando da varandinha da minha sala estúdio – de um destes personagens, carroceiros de tração humana que levavam latas e cartazes de cinema em seus sonhos de comer e existir. A poesia não serve de alimento para o corpo.

Mas nossas almas sorriam juntas, em nossas existências miseráveis.

Foi uma boa lembrança, apenas isto!

* Marcos Madalena

Obs: Achei ao acaso perdido em coisas perdidas.

Deixe um comentário

