Cineclubes de Curitiba


Surya Amitrano*

Surya Amitrano é estudante de Cinema

Surya Amitrano tem 17 anos e mora em Curitiba. É estudante de Cinema

Os cineclubes me fazem lembrar dos grandes nomes da Nouvelle Vague, aquele movimento cinematográfico bonitinho dos anos sessenta. Jean-Luc Godard, François Truffaut, Claude Chabrol e tantos outros costumavam se reunir em cineclubes de Paris para apreciar filmes clássicos e discuti-los.

Para a alegria de nós cinéfilos, este costume ainda existe. Em Curitiba o Cine FAP, o Cineclube SESI e o Cineclube da Cinemateca funcionam a todo vapor. Toda semana há exibição de filmes clássicos e raros, contando com debates ao término de cada sessão.  As portas estão abertas para todos, sejam estudantes de Cinema, cinéfilos ou só alguém que sentiu vontade de assistir alguma coisa diferente. Se você já está meio cansado dos blockbusters dos “cinemas de shopping”, os cineclubes são uma ótima opção!

As sessões que acontecem no Cine FAP são gratuitas, assim como no Cineclube SESI e no Cineclube da Cinemateca (com raras exceções). Muitas das exibições são constituídas por produções paranaenses, incluindo filmes clássicos e contemporâneos, além de produções latino-americanas e  europeias.

Programação

Entre abril e maio, o Cine FAP exibe uma mostra de cinema francês moderno. Acompanhe o restante da programação no blog Cinema em Curitiba.

Já o Cineclube SESI conta exibições das obras do cineasta James Gray, com os filmes “Fuga Para Odessa”, “Caminho Sem Volta”, “Os Donos da Noite” e “Amantes”. Veja a programação completa no site SESI PR.

O Cineclube da Cinemateca exibe filmes de diversos gêneros e estilos, incluindo o documentário paranaense “Um Olhar sobre o Passeio Público”, a biografia do pintor paranaense Miguel Bakun (“Auto Retrato de Bakun”) e ainda o projeto “Animações para Crianças” com a exibição de sete curta-metragens para crianças. Confira o restante da programação na Agenda da Cinemateca.

Informações

Cinemateca de Curitiba

Cinemateca de Curitiba

Cine FAPAuditório Antônio Melilo (R. dos Funcionários, 1.357Cabral). Toda segunda-feira, às 19 horas.

Cineclube SESISala Multiartes do Sistema Fiep (Av. Cândido de Abreu, 200Centro Cívico). Toda quinta-feira, às 19h30. Em maio, haverá o ciclo Cinema Maneirista.

Cineclube da CinematecaCinemateca de Curitiba (R. Pres. Carlos Cavalcanti, 1.174São Francisco).Aos sábados, a cada 15 dias.


Está afim de rever clássicos do cinema, conhecer novas produções e ainda participar de debates sobre tudo isso? Visite um cineclube e conheça um mundo inteiro de cinema!

*Surya Amitrano tem 17 anos e mora em Curitiba. É estudante de Cinema e tem o incrível dom de ser amadora: é atriz amadora, musicista amadora e escritora amadora. Ama todos os tipos de arte e tomate.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s