Cine É Proibido Cochilar


É proibidoO setor audiovisual da Representação Regional Nordeste do Ministério da Cultura (RRNE/MinC) informa que estará recebendo, ao longo de todo o ano, filmes para composição da programação do Cine É Proibido Cochilar. 

As obras recebidas serão submetidas a avaliação pela curadoria da Regional e divulgadas durante os meses de março a novembro de 2014. O cine objetiva a integração cultural entre os estados do nordeste, tendo como foco a reflexão e o debate entre estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados pela sétima arte.

Poderá integrar qualquer produção audiovisual, independente de categoria ou gênero(curta, média e longa-metragem, animação, etc), desde que esteja dentro da abrangência dos estados da RRNE/MinC e das temáticas pré-estabelecidas para a programação. Os interessados deverão encaminhar os trabalhos para o endereço da Regional Nordeste, em um disco ou dispositivo de mídia (CD, DVD ou PENDRIVE) junto com o formulário de autorização de exibição devidamente preenchido e assinado pelo autor/responsável do filme. O prazo para envio das obras será sempre até o dia 10 do mês anterior a temática proposta. Todo o material enviado será analisado pela equipe responsável do cineclube, que logo em seguida divulgará o resultado e a programação do mês temático.

Ao descentralizar a exibição das produções nordestinas, o Cine É Proibido Cochilar pretende aumentar o espaço para realizadores da região, abrindo as portas para a ampla diversidade cultural deste setor. Pensando nisso, a programação está arquitetada e dividida ao longo deste ano em temáticas mensais.

O mês de março ficou com o cine mulher, que exibirá criações ligadas ao gênero feminino. Em abril, o cine da RRNE/MinC foca seus esforços para o meio ambiente, selecionando produções relacionadas a preservação e documentação ambiental. Em homenagem ao dia do trabalhador, o mês de maio ganhou o espaço para obras voltadas ao mundo do trabalho. Na metade do ano, os meses de junho e julho reservam a temporada mais esperada, marcada para o maior evento a ser sediado no Brasil, a Copa do Mundo. O Cine É Proibido cochilar abre nesses dois meses a temporada “futebol em cena”, podendo participar qualquer produção que tenha no seu conteúdo o universo do esporte mais popular do país.

As tradições da cultura popular e o folclore nordestino não poderiam ficar fora da programação da sala, com grade de exibição agendada para  agosto.  Para setembro, o Cine reservou seu espaço para exploração temática sobre a política, visando sessões com análises críticas sobre assunto. A turma infanto-juvenil será contemplada no mês da criança, em outubro. Será recebida qualquer obra de caráter educativo para apreciação sem censura, destinadas as crianças. Fechando a programação de 2014, o mês de novembro abordará a temática negra e tradições da matriz africana, oferecendo uma importante oportunidade para os realizadores divulgarem seus trabalhos durante o mês da consciência negra.

Acesse o Formulário de Autorização de exibição  para impressão!
Endereço: Rua do Bom Jesus, 237 – Bairro do Recife
CEP: 50030-170 – Recife – PE

Calendário temático:

MARÇO – Foco Mulher – Temática feminista
ABRIL – Ecologia – Temática ambiental
MAIO – Mês do trabalhador – Temática trabalhista
JUNHO/JULHO – Meses da Copa – Temática futebol
AGOSTO – Mês do folclore – temática cultura popular
SETEMBRO – Cinema e política – Temática política
OUTUBRO – Mês da criança – temática infanto-juvenil
NOVEMBRO – Mês da consciência negra – Temática cultura negra e tradições de matriz africana

Texto: Álvaro Júnior – Ascom RRNE / MinC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s