Geraldo Moraes ministra oficina de roteiro no IAP


geraldo-moraes

O cineasta Geraldo Moraes.

Dono de uma carreira sólida na produção e realização cinematográfica, além de ser um grande articulador de políticas públicas para o audiovisual brasileiro, o cineasta baiano Geraldo Moraes chega a Belém no próximo dia 21 de outubro para ministrar oficina de roteiro. Com carga horária de 44 horas, a oficina tem vagas limitadas, os interessados devem preencher a ficha de inscrição e aguardar a seleção dos currículos, cujo resultado será publicado no dia 18 no site do Instituto de Artes do Pará (IAP).

Voltada para roteiristas, estudantes de cinema e interessados em cine-dramaturgia com experiência comprovada, a oficina “Técnica de Roteiro para Cinema – Eneagrama: Uma ferramenta do roteirista”, vai trabalhar as linguagens e técnicas do cinema, etapas de realização do filme, estrutura do roteiro, incluindo suas fases de desenvolvimento, formatação, questões técnica, escaleta e análise técnica, tudo isso contando com exercícios práticos e análise de roteiros e filmes.

Diretor e roteirista dos longas: “No Coração dos Deuses”, “A Difícil Viagem”, “O Círculo de Fogo”, e “O Homem Mau Dorme Bem”, além de vários curtas e documentários, Geraldo Moraes foi professor de cinema e televisão da Universidade de Brasília e é professor convidado da Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba; há vários anos atua em diversos estados brasileiros na formação de roteiristas e diretores. Estudou roteiro em várias instituições, tendo sido aluno de Jean Claude Carrière e Syd Field.

Sua carreira inclui, ainda, crítica de cinema e cineclubismo, tendo criado cineclubes em vários estados brasileiros. Publicou os roteiros dos filmes “No Coração dos Deuses”, e “O Homem Mau Dorme Bem”, e os livros “Teoria e Prática Do Roteiro” (esgotado) e “Eneagrama: Uma Ferramenta da Dramaturgia”. Também é organizador e co-autor dos livros “O Cinema de Amanhã” e “A Diversidade Cultural e a Convenção da Unesco” (com João Baptista Pimentel Neto, Débora Peters e outros).

Foi, ainda, presidente e é membro do Conselho Consultivo do CBC – Congresso Brasileiro de Cinema. Atualmente preside a Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural. Fez parte do Conselho Diretor da Federação Internacional das Coalizões e é diretor do Centro Brasileiro da Diversidade Cultural. Foi membro titular do Conselho Superior de Política Cultural e Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Serviço:

Oficina de roteiro para cinema com Geraldo Moraes – De 21 a 26 de outubro no Instituto de Artes do Pará, das 14h às 18h. Inscrições até 17 de outubro no sítio do IAP: http://www.iap.pa.gov.br. Divulgação dos selecionados, dia 18 de outubro.

Texto:
Dani Franco – IAP
Fone: (91) 4006-2918 / (91) 8889-3639
Email: iapcomunicacao@gmail.com
Instituto de Artes do Pará
Praça Justo Chermont, 236. Belém-PA. CEP: 66035-140
Fone: (91) 4006-2922 / 2923 / 8352 2524
Site: http://www.iap.pa.gov.br Email: gabinete@iap.pa.gov.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s