Lamentável: “Projetores provocam cancelamento da exibição de “Pobres Diabos” na abertura do Festival de Brasília


festival de brasília

Problemas na projeção provocaram a interrupções e, finalmente, o cancelamento da exibição do filme de Rosemberg Cariry na abertura do 44 Festival de Brasília. O fato revoltou o público presente  no recém reinaugurado Cine Brasília.

A sessão de abertura da mostra competitiva do 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no recém-inaugurado Cine Brasília, foi interrompida por problemas técnicos, na noite desta quarta-feira (18/9). O diretor do longa de ficção cearense Os pobres Diabos, o amigo, cineasta, escritor e poeta Rosemberg Cariry, deixou o cinema aos prantos: “Lamento muito, peço desculpas ao público. Prezo muito o festival e infelizmente isso foi ocorrer comigo” – desabafou Cariry.

Segundo Sergio Fidalgo, coordenador do festival, o problema ocorreu em um novo projetor, que usa tecnologia chamada DCP (Digital Cinema Package). “Estou arrependido de ter adotado o formato. O problema pode voltar a ocorrer nas próximas sessões e não sabemos como vai ser. Não tenho nenhuma segurança de que vamos resolver a questão até o final do festival”, disse. Ainda segundo, Fidalgo, o filme será reexibido em sessões gratuitas (para imprensa, júri e públco em geral), ainda sem datas definidas.

O problema ocorrido e a resposta oferecida por Fidalgo, demonstram que infelizmente em Brasília a palavra incompetência não causa maiores consequências, já que caso a profecia de Fidalgo se realize, um dos mais antigos e importantes festivais do cinema brasileiro, simplesmente não acontecerá, gerando prejuízos culturais e financeiros aos cofres das viúvas que patrocinam o evento.

Segundo os técnicos de projeção o filme teria sido testado, sem problemas durante a tarde, mas não souberam detalhar o que ocorreu. Aguardam a chegada do supervisor para fazer uma avaliação. Lamentavél. Nossa solidariedade ao amigo Rosemberg Cariry.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s