Cine Ieda Beck comemora aniversário do Funcine de Florianópolis


CCIB_18 set 2013 WEBEm cartaz, dois os filmes que foram contemplados pelo edital do Fundo Catarinense.
 
Em comemoração aos 24 anos do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine), o Cineclube Ieda Beck realiza nesta quarta-feira, 18 de setembro, às 20 horas, uma sessão especial pela passagem do aniversário. Serão exibidos o premiado Qual queijo você quer?, de Cíntia Domit Bittar e Bolachas, de Marco Martins, realizados com recursos do Edital de Produção Audiovisual Armando Carreirão, realizado anualmente pelo Funcine.
Qual queijo você quer? narra a história de um casal. Margarete é uma senhora de setenta e cinco anos que tem um súbito ataque de raiva quando seu marido – de mesma idade – pergunta se ela pode trazer um queijo da venda. O documentário Bolachas aborda as bandas de rock de Santa Catarina, com foco nos grupos que conseguiram fazer sua marca e materializar sua música no disco de vinil, hoje valorizado pela cultura dos colecionadores de “bolachas”.
FUNCINE -SC
Criado em 2004 e instituído por decreto, o edital homenageia o cineasta catarinense Armando Carreirão, falecido em 2007. Carreirão foi um dos precursores do cinema em Florianópolis. Foi presidente do primeiro cineclube de SC e pôs em prática o que na época ainda parecia um sonho, rodar em Florianópolis um longa-metragem que se chamou O Preço da Ilusão, em 1957.
O edital do Funcine surgiu para suprir as necessidades de mercado, além de dar a oportunidade para novos realizadores, já que se trata de um edital de baixo orçamento. E vem se consolidando no cenário cultural da cidade de Florianópolis, já que a cada ano aumenta significadamente o número de projetos inscritos. Este ano ele ainda não foi lançado, mas a diretoria está dialogando com a prefeitura no sentido de realizar o prêmio em 2013.
O cineclube Ieda Beck funciona no casarão do Instituto Arco Íris/Cinemateca Catarinense, no Centro de Florianópolis. Criado em 2009 e voltado para a produção de cinema realizada em Santa Catarina, o Cine Ieda Beck é realizado pela Cinemateca Catarinense e pela Travessa Cultural, com o patrocínio do Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Prefeitura Municipal de Florianópolis.
 
O quê: exibição de Qual queijo você quer?, de Cíntia Domit Bittar e Bolachas, de Marco Martins. Quando: quarta-feira, dia 18 de setembro, às 20h. Onde: Cinemateca Catarinense/Instituto Arco-Íris. Travessa Ratclif, 56, Centro, Florianópolis.Quanto: gratuito.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s