Cinema em Santa Rosa com a Caravana de Cultura e Humanização


A_projecao_acontece_numa_tesds

Praça Ronald Moura foi palco para exibição de filmes em Santa Rosa (Foto: Assessoria FEM)

Uma das ricas experiências da Caravana de Cultura e Humanização aconteceu na cidade de Santa Rosa. A simples ideia de exibir um filme na Praça Ronald Moura para fazer o chamamento e mobilização das pessoas  para as oficinas do projeto acabou transformando o espaço num cinema ao ar livre. Foram cinco dias de exibições de filmes brasileiros, entre longas e curtas-metragens.

Crianças, jovens, adultos, entre indígenas e não indígenas formaram o público ávido pela sétima arte. Ao final de cada sessão o que se ouvia de um lado a outro: ‘mais um, mais um’.

“Não perdi uma sessão assisti todos os filmes, e veria tudo de novo. É um divertimento pra nós, é muito bom”, disse o estudante Flávio Santos, 16 anos.

“Narradores de Javé”, de Eliane Caffé,  “Redentor”, de Claúdio Torres, “Fica comigo esta noite”, de João Falcão, “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes,  “Disque Quilombola”, de David Reeks e “A gente luta, mas come fruta”, dirigido pelos videastas indígenas Bebito e Issac Piãnko, foram os filmes exibidos.

“Gostei  do filme das crianças do quilombo e também dos índios. Todos os meus amigos amaram”, comenta Jéssica Maia, 11 anos.

Oficina Cine Mais Cultura – A comunidade do lugar respondeu ao chamamento. A ideia de exibir os filmes na praça deu tão certo que terá sua continuidade. O grupo que participou da oficina de cinema que faz parte da caravana iniciará uma parceria com o cineclube coordenado pelo professor Galvão, que voltará a funcionar após um tempo parado. O cineclube foi contemplado pelo programa Cine Mais Cultura do Ministério da Cultura (MinC) em parceria com a Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM).

“A oficina foi muito interessante. No meu caso, além de trabalhar na sala de aula, também estarei junto ao cineclube com meus amigos que fizeram a oficina. A ideia é fazermos  itinerante” comenta a professora Rafiza Patrice.

Caravana de Cultura e Humanização – É um projeto do governo do Estado, por meio da FEM e Diretoria de Humanização. O projeto nesta semana segue para o Jordão, sétima cidade das 22  que serão visitadas  pelo projeto, que agrega ainda as oficinas de teatro, humanização da gestão, qualidade de vida, educação patrimonial, e a Feira de Economia Criativa uma mostra de produtos artísticos-culturais de cada lugar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s