Projeto Cine Bijou mostra “Terra e Liberdade”


Após a sessão será realizado um debate com o cientista político Antonio Rago Filho, da PUC-SP

Terra_e_LiberdadeNEWSA Guerra Civil Espanhola (1936-1939) é o cenário deste grande filme do diretor britânico Ken Loach, cuja história gira em torno da participação de um brigadista inglês no conflito que virou um divisor de águas entre diferentes concepções de esquerda envolvidas no projeto de uma Espanha para os pobres. Assim, a trama se desenrola com igual força no repúdio ao golpismo do general Francisco Franco e na exposição sem rodeios dos desmandos da esquerda stalinista contra os combatentes anarquistas.

A Guerra Civil mobilizou a solidariedade internacional. Milhares de combatentes de todo o mundo se alistaram para lutar ao lado da República, contra o fascismo. Entre eles, 16 brasileiros. Os mais conhecidos foram Apolonio de Carvalho, Roberto Morena, Dinarco Reis e David Capistrano da Costa – todos militantes do Partido Comunista. Os outros 12 foram Alberto Bomílcar Besouchet, Carlos da Costa Leite, Delcy Silveira, Eneas Jorge de Andrade, Hermenegildo de Assis Brasil, Homero de Castro Jobim, Joaquim Silveira dos Santos, José Gay da Cunha, José Correa de Sá, Nelson de Souza lves, Nemo Canabarro Lucas e Eny Silveira. David Capistrano figura na lista de desaparecidos políticos da ditadura civil e militar de 1964-1985.

A luta fratricida no campo progressista facilitou o avanço do franquismo, mas a guerra só se resolveu com a intervenção da esquadrilha  de Adolph Hitler, que usou o conflito espanhol como laboratório para as invasões que realizaria por toda a Europa tão logo derrotou a República Espanhola.

Após a sessão será realizado um debate com Antonio Rago Filho, cientista político com mestrado e doutorado em História pela PUC-SP e professor titular desta universidade.

  • SERVIÇO

Inscrições exclusivamente pelo e-mail: contato@nucleomemoria.org.br.
Lugares Limitados (80).

Terra e Liberdade
Direção:  ​Ken Loach
Produção:  Inglaterra/Espanha, 1995
Atores:  Ian Hart, Rosana Pastor, Icíar Bollaín, Marc Martínez
Quando: 17 de agosto, sábado, 15h.
Onde: Teatro Studio Heleny Guariba – (Praça Roosevelt, 184) – São Paulo, SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s