Dom Quixote no Festival de Gramado 2013


públicoO Prêmio Dom Quixote conferido pela FICC – Federação Internacional de Cineclubes será outorgado no 41º do Festival de Cinema de Gramado, que acontece de 09 a 17 de agosto de 2013.

Serão jurados do Dom Quixote:

– Antônio Claudino de Jesus (Presidente da FICC);

– Cristina Marcheses (Secretária para a América Latina da FICC); e

– Maria do Rosário Caetano (Jornalista e integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema).

Premiação Dom Quixote no Festival de Gramado

IFSSA Federação Internacional de Cineclubes (FICC) é uma organização internacional representativa dos Cineclubes, que integra o Comitê Consultivo da UNESCO, que foi fundada em 1947, durante o Festival de Cannes, França, e que hoje agrupa mais de 40 países, com cerca de 50 Federações Nacionais.

Estes cineclubes estão unidos por seu compromisso com a difusão do audiovisual em nível popular, extensivo ao processo educacional, contra o elitismo e os privilégios no campo da educação e da função cultural, política e social do cinema.

A FICC outorga o Prêmio Dom Quixote às melhores películas apresentadas em festivais internacionais, nos quais indica um corpo de jurados. Isto ocorre em vários festivais, entre os quais se destacam o de Berlim, Locarno, Karlony Vary, Friburg e Cartago-Túnis.

Em 2013, ano que o cineclubismo mundial celebra seu centenário, pela primeira vez o Dom Quixote será entregue no Festival de Cinema de Gramado, em sua 41ª edição.

O Júri FICC / Dom Quixote em cada Festival é composto por ativistas da áreas cinematográfica (cineclubistas, cineastas, diretores de festivais e cinematecas, entre outros) de qualquer país do mundo. O Dom Quixote é a maior honraria do cineclubismo. Trata-se de uma placa e um diploma para o vencedor e a promoção do filme escolhido em todo o mundo, especialmente entre cineclubes.

A base para os critérios de escolha do filme vencedor parte da filosofia cineclubista, tendo como inspiração a Carta de Tabor dos Direitos do Público e a utopia que representa “Dom Quixote”.

Luiz Alberto Cassol
Diretor da Cinemateca Paulo Amorim

Antonio Claudino de Jesus
Presidente da FICC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s