Cia das Letras adquire direitos das obras de Paulo Emílio Salles Gomes


paulo-emilio-salles-gomesA obra de Paulo Emílio Sales Gomes (1916-1977) teve os direitos adquiridos pela Companhia das Letras. O movimento já era esperado no mercado, uma vez que Lygia Fagundes Telles, que foi casada com o escritor e cuida de seus direitos, transferiu seus próprios livros para a editora de São Paulo. A transição foi amigável.A Companhia deve começar o processo de reeditar livros e realizar novas seleções de textos em maio de 2014. Os primeiros serão “Três mulheres de três pppês” (1976) e “O cinema no século”, coletânea de artigos sobre clássicos do cinema.

Em novembro do ano que vez a editora lançará edição revista de “Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte” (1974) e “Uma situação colonial”, seleção de textos sobre a condição periférica do cinema brasileiro.

Mas nem só de cinema e literatura se ocupa a biblioteca produzida por Sales Gomes. Estão previstos também reunião de ensaios sobre filosofia, arte e teatro (e sua ligação com a produção audiovisual) e coletânea de artigos políticos.

A curadoria da coleção está a cargo de Carlos Augusto Calil, professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. A organização dos volumes, a seleção dos textos críticos e a opção por dividi-los a partir de critérios temáticos têm a marca do curador, que foi aluno de Paulo Emílio e autor de diversos textos sobre o mestre. “O recorte temático garante legibilidade aos livros, aproxima o autor do público não familiarizado com sua obra”, afirma Calil.

Sales Gomes escreveu críticas de cinema na revista “Clima”, foi colaborador assíduo do Suplemento Literário do Estado de São Paulo e um dos mentores do Cinema Novo. Como professor universitário, escreveu um estudo decisivo sobre Humberto Mauro e foi mentor de algumas gerações de alunos, na Universidade de Brasília e na Universidade de São Paulo. Como defensor da cinematografia nacional e intelectual engajado, assinou incontáveis artigos de jornal e foi fundador do acervo que deu origem à Cinemateca Brasileira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s