Mostra Sururu de Cinema Alagoano


A Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas de Alagoas ABD&C/AL realizará, no período de 15 a 23 de outubro, a Mostra Sururu de Cinema Alagoano. O evento conta com os apoios do Cine SESI, Proex/UFAL, Fits, Fundação Municipal de Ação Cultural, Cepal, Secretaria de Estado da Cultura e do Instituto Zumbi dos Palmares – IZP.


A mostra reúne 28 produções alagoanas com gêneros e durações variadas que contemplarão os vários tipos de público. Um dos objetivos da mostra é dar visibilidade a produção audiovisual alagoana contemporânea. Além da participação de diretores como Celso Brandão, Hermano Figueiredo, Pedro da Rocha e Werner Salles, a mostra conta com a participação de novos realizadores como Alice Jardim, Larissa Lisboa, Pablo Gomes, Henrique Oliveira, Rafhael Barbosa e com filmes resultantes das oficinas do projeto Olhar Circular (Saudáveis Subversivos) e de editais como o Revelando os Brasis.

Uma das características mais marcantes da Mostra Sururu de Cinema Alagoano é a significativa presença feminina. Além da participação de jovens diretoras como Alice Jardim, Nicolle Freire e Larissa Lisboa, entre outras, a mostra exibe o documentário que marca as estréia de Regina Célia Barbosa (O DJ do Agreste) na direção e o filme Areias que Falam, de Arilene de Castro, roteiro premiado na última edição do Doc TV em Alagoas. Também vale realçar a exibição dos curtas Anda, Zé Pequeno, Anda, de Kátia Regina Sena e Cássia Rejane e Cássia Rejane Sena,
e  Nas Margens, de
Súrya Namaskar e Tamires Pedrosa, oriundos do projeto Olhar Circular.

A maioria das realizações são produções independentes de temáticas variadas que retratam diversas realidades inspiradas na cultura alagoana, o que explica a significativa predominância de vinte e um documentários contra  quatro ficções e três animações de Weber Bagetti.

As exibições da Mostra acontecerão no Cine SESI, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Faculdades Integradas Tiradentes (Fits) e no Calçadão do Centro de Maceió, todas com entrada gratuita. O filme de abertura, no dia 15 de outubro, às 21 horas, no Cine SESI, é Imagem Peninsular de Ledo Ivo, de Werner Salles. O encerramento será dia 22 de outubro as 17h30 no Calçadão do Comércio, com a exibição dos filmes Desalmada e Atrevida, de Pedro da Rocha e História Brasileira da Infâmia – Parte 1, de Werner Salles.

Sobre a ABD&C/AL

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas de Alagoas, ABD&C/AL, foi fundada há seis anos pelo cineasta Hermano Figueiredo, tendo como objetivo reunir os vários realizadores alagoanos, até então dispersos. Desde então, a ABD vem desenvolvendo ações visando uma participação maior da entidade no contexto nacional, sobretudo influenciando na politica de formação do DOC TV e nas articulações do programa responsável pela  realização de cinco documentários em Alagoas.

Mais focada em consolidar a entidade em nível local, a nova diretoria da entidade, presidida pelo produtor e diretor Pedro da Rocha, objetiva intensificar ações de incentivo à capacitação e à produção, e estabelecer um diálogo com autoridades de cultura municipais e estaduais visando uma definição de políticas públicas sobre a produção audiovisual em Alagoas.

A programação completa da Mostra Sururu de Cinema Alagoano pode ser consultada através dos endereços abdc-al.blogspot.com e www.nucleozero.com.br/sururu.

Twitter: twitter.com/abdecal

Perfil no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=13790749504996304657

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=94639505

email: abdecalagoas@gmail.com

Youtube: http://www.youtube.com/user/abdecalagoas

Contatos:

Pedro da Rocha Oliveira (9317-8060), Werner Salles Bagetti (9304-5181)

Larissa Lisboa (8112-4737)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s